O secretário-geral das Nações Unidas condenou o mais recente surto de violência no leste da República Democrática do Congo e apelou a todas as partes para se envolverem no processo político que visa abordar as causas do conflito
O secretário-geral das Nações Unidas condenou o mais recente surto de violência no leste da República Democrática do Congo e apelou a todas as partes para se envolverem no processo político que visa abordar as causas do conflitoBan Ki-moon disse, num comunicado divulgado pelo seu porta-voz, que estava profundamente preocupado com a escalada da violência no leste da República Democrática do Congo (RDC) e, em particular, pelo bombardeamento indiscriminado feito pelo grupo armado M23, que provocou mortes, ferimentos e danos entre a população civil nas províncias orientais, bem como na região fronteiriça com o Ruanda. Também morreu um militar da força de paz da ONU nos ataques na quarta-feira.
O secretário-geral das Nações Unidas incentiva todas as partes envolvidas a prosseguirem um processo político abrangente que visa abordar as causas profundas do conflito, sublinha o texto do comunicado. Mas Ki-moon deixou também um apelo a todos os atores regionais envolvidos para exercerem a máxima moderação e se absterem de quaisquer atos ou declarações que possam conduzir a um agravamento da situação. E apelou ainda a todos os países com influência na região para ajudarem a aliviar as tensões.