a catequese deveria terminar quando o jovem sentisse a «necessidade» de «ir anunciar a outros a mensagem do Evangelho» tornando-se «catequista ou missionário», considera antónio Couto, bispo de Lamego
a catequese deveria terminar quando o jovem sentisse a «necessidade» de «ir anunciar a outros a mensagem do Evangelho» tornando-se «catequista ou missionário», considera antónio Couto, bispo de LamegoCom o final das férias de verão, o início da escola e da catequese já se avizinha para muitas crianças e jovens do país. Em declarações à Fátima Missionária, antónio Couto, bispo de Lamego e presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, falou sobre a atividade catequética em Portugal e a dimensão missionária que lhe está associada.

a catequese tem hoje que ser moldada segundo a ideia missionária e é necessário desenvolver uma mentalidade ligada à missão nas crianças e nos jovens, destacou o prelado. Não é possível ensinar a catequese tradicional, acrescentou.

De acordo com antónio Couto, a catequese deveria terminar no dia em que o jovem se transformasse num anunciador, ou seja, quando o catequizando sentisse a necessidade de ir anunciar a outros a mensagem do Evangelho tornando-se catequista ou missionário.

O missionário não é só aquele que parte para países distantes, disse o bispo de Lamego, acrescentando que a missão pode ser realizada com os vizinhos, pais, avós e outras pessoas com as quais o catequizando se relaciona. Se o jovem não sente a necessidade de comunicar Cristo a ninguém, então não está preparado para deixar a catequese, advertiu.

Para o prelado, um bom catequista é aquele que vive a Mensagem, que a passa bem e que prepara os jovens para serem anunciadores. Segundo o bispo, os educadores da fé não podem estar descansados em relação aos seus catequizandos enquanto não os transformarem em evangelizadores. as declarações de antónio Couto foram proferidas na última quarta-feira, 28 de agosto, à margem do Curso de Missiologia, formação em que interviu como docente e que está a decorrer em Fátima até ao próximo sábado, dia 31.