através da iniciativa «Biblioteca e sorrisos para Timor-Leste», Tiago Franco pretende angariar livros, dicionários, gramáticas e artigos escolares para promover a aprendizagem e incutir o gosto pela leitura
através da iniciativa «Biblioteca e sorrisos para Timor-Leste», Tiago Franco pretende angariar livros, dicionários, gramáticas e artigos escolares para promover a aprendizagem e incutir o gosto pela leituraTiago Franco, de 37 anos, deixou Tomar há sete meses e foi viver para a comunidade do Suai Loro, em Timor-Leste, onde trabalha numa organização não governamental de promoção do ensino da língua portuguesa. Perante as dificuldades de acesso a livros e outros materiais, Tiago Franco resolveu desenvolver uma campanha de solidariedade, em parceria com o Centro Comunitário da região, intitulada Biblioteca e sorrisos para Timor-Leste. Vamos ajudar as crianças e o povo timorense! é o mote da campanha.

através desta iniciativa, o português pretende adquirir livros de histórias infantis/juvenis para a criação de uma biblioteca em Suai Loro, dicionários e gramáticas de português para distribuição pelas escolas e locais estratégicos, assim como artigos escolares, material didático, brinquedos e bolas de futebol para distribuição em zonas de maior isolamento.

O objetivo final da campanha passa por promover a aprendizagem, fomentar o desenvolvimento da língua portuguesa e incutir o gosto pela leitura. Em Portugal, os bens podem ser entregues em vários espaços, como por exemplo, na associação de antigas alunas do Instituto de Odivelas, Instituto Militar dos Pupilos do Exército (Lisboa), associação Cultural dos amigos de Martinchel (abrantes) e na Juventude Inovadora com atitude (Constância). O material pode ser doado até ao próximo dia 30 de setembro.