O principal enviado das Nações Unidas no país sublinhou que são necessários esforços coletivos e coordenados do Governo de Mogadí­scio, bem como das organizações regionais e internacionais para se alcançar o progresso neste território africano
O principal enviado das Nações Unidas no país sublinhou que são necessários esforços coletivos e coordenados do Governo de Mogadí­scio, bem como das organizações regionais e internacionais para se alcançar o progresso neste território africanoO progresso está a ser feito na Somália, mas os objetivos são reversíveis se não se mantiverem e aumentarem os nossos esforços coletivos, avisou o representante especial para a Somália do secretário-geral das Nações Unidas, Nicholas Kay. Deixar de fazer isso teria consequências graves dentro e fora da Somália. Não vamos correr esse risco.
a Somália vive uma lutas fratricida entre fações desde 1991, mas recentemente fez progressos no sentido da estabilidade e da pacificação. Em 2011, os rebeldes islamistas do al-Shabaab retiraram de Mogadíscio e no ano passado surgiram novas instituições governamentais, com o país a terminar a fase de transição para a criação de um governo democraticamente eleito permanente.
Nicholas Kay destacou algumas das concretizações do Governo Federal da Somália desde que foi formado há quase um ano, incluindo o lançamento do Parlamento, de um processo de revisão constitucional que envolve a sociedade civil e de uma lei que estabelece uma Comissão de Revisão Constitucional.