O número de crianças forçadas a deixar a Síria já atingiu um milhão. Este valor representa metade do total de refugiados do conflito sírio
O número de crianças forçadas a deixar a Síria já atingiu um milhão. Este valor representa metade do total de refugiados do conflito sírioao fim de três anos de conflito, o número de crianças sírias refugiadas chegou a um milhão. Destas, 740 mil têm menos de 11 anos de idade, indicam dados do Fundo das Nações Unidas para Educação e Infância (UNICEF) e do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), tutelado por antónio Guterres.
a comunidade internacional falhou nas suas responsabilidades para com estas crianças. Devíamos parar e perguntarmo-nos como podemos, em plena consciência, continuar a falhar para com as crianças da Síria, afirma anthony Lake, diretor executivo da UNICEF, em comunicado. Líbano, Turquia, Iraque e Egito são alguns dos países para onde se deslocam estas crianças, que representam metade do total dos refugiados sírios.
antónio Guterres, alto-Comissário da ONU para os Refugiados, considera que o que está em risco é nada menos do que a sobrevivência e o bem-estar de uma geração de inocentes. Desde 2010, o conflito já matou cerca de sete mil crianças.
a UNICEF e o aCNUR estão a apelar a donativos que ajudem a garantir cuidados de saúde, educação e outros cuidados básicos às crianças refugiadas. O Plano Regional de Resposta aos Refugiados Sírios precisa de 2. 259 mil milhões de euros para garantir o apoio até ao final deste ano. até agora, foi angariado 38 por cento desse valor.