O chefe da missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo ordenou aos soldados da paz que tomem as medidas necessárias para proteger os civis e impeçam que grupos armados avancem na província, como resposta a novos combates na região
O chefe da missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo ordenou aos soldados da paz que tomem as medidas necessárias para proteger os civis e impeçam que grupos armados avancem na província, como resposta a novos combates na regiãoO representante especial do secretário-geral das Nações Unidas e responsável da Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo (MONUSCO), Martin Kobler, transmitiu esta ordem, depois dos confrontos entre as forças governamentais das FaRDC e o grupo armado rebelde do M23.
Os combates têm ocorrido na região de Kibati, a 15 quilómetros ao norte de Goma, a capital do Kivu do Norte. a MONUSCO afirmou que as zonas povoadas e as posições da ONU foram diretamente alvo de morteiros e atingidas por fogo indiscriminado.
a MONUSCO intensificou na quarta-feira as suas patrulhas e disse que iria enviar helicópteros para proteger os civis. a Missão também ativou um plano de contingência na área.