Cerca de 30 mil sírios fugiram para a região do Curdistão iraquiano, desde a semana passada, e há milhares que esperam para entrar no país. Os países vizinhos devem manter as suas fronteiras abertas para aqueles que fogem da guerra na Síria
Cerca de 30 mil sírios fugiram para a região do Curdistão iraquiano, desde a semana passada, e há milhares que esperam para entrar no país. Os países vizinhos devem manter as suas fronteiras abertas para aqueles que fogem da guerra na SíriaCom várias dezenas de milhares de pessoas a atravessarem a fronteira desde a semana passada, este novo êxodo da Síria é um dos maiores que temos visto até agora durante o conflito, que já vai no seu terceiro ano, assinalou o porta-voz do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), Dan McNorton.
Desde [esta quarta-feira] de manhã, que há relatos de que mais cerca de duas mil a três mil pessoas estão à espera, junto do lado sírio da fronteira, e espera-se que atravessem ao longo deste dia.
Quase dois milhões de sírios fugiram do seu país, que tem sido devastado pela guerra. Dois terços dos sírios que estão registados como refugiados ou que já fizeram esses pedidos de registo já chegaram este ano. De acordo com as Nações Unidas, existem mais de 684 mil refugiados sírios no Líbano, 516 mil na Jordânia, 434 mil na Turquia, 155 mil no Iraque e 107 mil no Egito.