O jurista Miguel de Serpa Soares foi nomeado secretário-geral-adjunto da ONU. a organização internacional destaca a «vasta experiência no setor legislativo» do português, e o seu «profundo conhecimento das sensibilidades internacionais»
O jurista Miguel de Serpa Soares foi nomeado secretário-geral-adjunto da ONU. a organização internacional destaca a «vasta experiência no setor legislativo» do português, e o seu «profundo conhecimento das sensibilidades internacionais»Ban Ki-Moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), elegeu Miguel de Serpa Soares para secretário-geral-adjunto dos assuntos Jurídicos do Conselho Legal das Nações Unidas. O jurista português, apurado através de um concurso internacional, vai substituir a irlandesa Patricia O’Brien no cargo. Em comunicado, a ONU refere que Miguel de Serpa Soares possui uma vastaexperiência no setor legislativo, incluindo um profundo conhecimento das sensibilidades internacionais e uma abordagem inovadora.

No mesmo documento, a ONU faz um resumo do percurso profissional do português, destacando a sua atual ocupação profissional, como diretor do departamento de assuntos Jurídicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros e membro do Tribunal Permanente de arbitragem, localizado em Haia. O comunicado das Nações Unidas revela ainda uma breve biografia de Miguel de Serpa Soares, nascido em angola, em 1967, e licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, onde foi professor assistente.