O investigador Paulo almeida Fernandes publicou um roteiro sobre os Caminhos de Santiago. O autor considera «impressionante» o número de pessoas que faz os trajetos até Compostela e admite que se tem assistido a um «renovado gosto» pelas peregrinações
O investigador Paulo almeida Fernandes publicou um roteiro sobre os Caminhos de Santiago. O autor considera «impressionante» o número de pessoas que faz os trajetos até Compostela e admite que se tem assistido a um «renovado gosto» pelas peregrinaçõesPaulo almeida Fernandes publicou um roteiro sobre os Caminhos de Santiago, com o apoio do Turismo de Portugal, numa altura em que a procura por estes trajetos tem aumentado. Em 2010, por exemplo, chegaram a Compostela (Espanha) 270 mil peregrinos. Para o investigador, do Centro de Estudos arqueológicos da Universidade de Coimbra e do Porto, este número é impressionante.
Segundo o autor, tem-se vindo a assistir a um renovado gosto pelas peregrinações históricas. Este responsável acredita que as pessoas procuram o culto a Santiago de Compostela devido a razões espirituais, mais do que religiosas, e por questões de realização pessoal, de conquista e também em resultado de um objetivo que traçaram.
Para o roteiro, integrado no projeto Caminhos de fé, do Turismo de Portugal, Paulo almeida Fernandes revelou, em declarações ao programa Ecclesia, da RTP2, que existe um manancial de informação documentada que remonta há mais de 1000 anos.