através de um comunicado recentemente divulgado, a Cruz Vermelha dá conta do trabalho humanitário que tem vindo a desenvolver no afeganistão, um país onde se têm multiplicado os grupos armados e no qual tem aumentado o número de deslocados
através de um comunicado recentemente divulgado, a Cruz Vermelha dá conta do trabalho humanitário que tem vindo a desenvolver no afeganistão, um país onde se têm multiplicado os grupos armados e no qual tem aumentado o número de deslocados a proliferação e radicalização de grupos armados no afeganistão estão a exacerbar o já instável ambiente de segurança. No país, o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) está a ajudar as pessoas afetadas pelo conflito. Contudo, a ajuda internacional tem vindo a diminuir, devido a razões políticas e de segurança. Na última semana, a Cruz Vermelha divulgou um comunicado no qual dá conta das atividades realizadas no país no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o documento, entre janeiro e junho de 2013, o Crescente Vermelho afegão recrutou quase mil novos voluntários para apoiarem as suas atividades humanitárias. além disso, o CICV pagou as despesas de transporte a 13 ex-detidos para regressarem às suas aldeias, deu formação de primeiros socorros a quase 780 pessoas, e entregou, todos os meses, medicamentos em postos de saúde. Durante o mesmo período, o CICV distribuiu alimentos e outros bens a pessoas que sofreram os efeitos do conflito, ofereceu comida em troca de trabalho, geriu programas de formação sobre competências básicas de veterinária e deu a conhecer o Direito Internacional Humanitário.
De janeiro a junho, o CICV e a Sociedade do Crescente Vermelho afegão distribuíram galinhas, ração e utensílios domésticos a mais de 3. 830 famílias. O Comité Internacional da Cruz Vermelha instalou condutas e abriu poços para levar água potável a mais de 10. 900 pessoas e realizou sessões de promoção de higiene para guardas e detidos, que beneficiaram cerca de 7. 850 pessoas.