a Fábrica da Igreja Paroquial de Laúndos, na Póvoa de Varzim, vai realizar um evento, ao longo de três dias, para juntar as comunidades e os emigrantes
a Fábrica da Igreja Paroquial de Laúndos, na Póvoa de Varzim, vai realizar um evento, ao longo de três dias, para juntar as comunidades e os emigrantesLaúndos em movimento, uma iniciativa que reúne comunidades e emigrantes, vai decorrer nos próximos dias 9, 10 e 11 de agosto. O evento deverá juntar mais de quatro mil visitantes, na aldeia de Laúndos, na Póvoa de Varzim. Promovido pela Igreja local, o projeto funciona desde 2009, e é considerado um ponto aglutinador das comunidades, explicou Guilherme Peixoto, pároco de Laúndos.
São três dias em que juntamos nas mais diversas atividades os fiéis da paróquia com os emigrantes, já que muitos vêm até cá de férias, destacou o sacerdote, em declarações à agência Ecclesia. Do programa do evento fazem parte momentos de música e dança, mas também rally papers, animações de rua, uma concentração de carros clássicos, descida de bicicletas de competição e de carros artesanais.
a organização do evento é composta por cerca de 100 pessoas, que trabalham a título voluntário, imbuídas numa alegria de uma Igreja que sai, que trabalha, que canta [e] que dança, afirmou o padre Guilherme Peixoto. Todos os eventos do Laúndos em movimento têm entrada livre, e as receitas da festa vão reverter para a construção de uma sede para escuteiros.