Pio Alves foi nomeado administrador apostólico da diocese do Porto. O prelado irá desempenhar funções até à nomeação do bispo diocesano que vai suceder a Manuel Clemente
Pio Alves foi nomeado administrador apostólico da diocese do Porto. O prelado irá desempenhar funções até à nomeação do bispo diocesano que vai suceder a Manuel ClementeO Papa Francisco nomeou Pio Alves como administrador apostólico da diocese do Porto, depois de Manuel Clemente ter terminado as funções para assumir o Patriarcado de Lisboa. Por nomeação de sua santidade o Papa Francisco, a partir do dia 1 de julho o senhor D. Pio Alves desempenha as funções de administrador apostólico da diocese do Porto até à designação do novo bispo, indica a diocese em comunicado.
Pio Gonçalo Alves de Sousa, de 68 anos, é um dos bispos auxiliares da diocese do Porto e, atualmente, preside à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais da Igreja. Manuel Clemente, que era bispo do Porto desde março de 2006, foi nomeado pelo Papa Francisco a 18 de maio como sucessor de José Policarpo no Patriarcado de Lisboa e vai tomar posse da diocese no próximo sábado, 6 de julho.