Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, vai ser condecorado por aní­bal Cavaco Silva, Presidente da República, durante a sessão solene comemorativa do Dia de Portugal
Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, vai ser condecorado por aní­bal Cavaco Silva, Presidente da República, durante a sessão solene comemorativa do Dia de PortugalO presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, será condecorado esta segunda-feira, 10 de junho, com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique, durante a sessão solene comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que irá decorrer em Elvas, informa a Presidência da Repúblicaem comunicado.
Manuel Lemos iniciou, no final de 2012, o seu terceiro e último mandato à frente da União das Misericórdias Portuguesas, que coordena cerca de 400 Santas Casas de Misericórdia em Portugal, ligadas à Igreja Católica. a Ordem do Infante Dom Henrique distingue aqueles que prestaram serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua história e dos seus valores.
Outra das entidades a ser distinguida será o Centro de Recuperação de Menores Dom Manuel Trindade Salgueiro, que vai ser agraciado como membro honorário da Ordem do Mérito. Este é um estabelecimento estatal, estando a gestão e administração confiada ao Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. a Ordem do Mérito destina-se a galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade.