O português Lino Pires, que reside em Inglaterra há 60 anos, recebeu a medalha do império britânico pelas mãos da rainha Isabel II, devido às suas ações de solidariedade no país
O português Lino Pires, que reside em Inglaterra há 60 anos, recebeu a medalha do império britânico pelas mãos da rainha Isabel II, devido às suas ações de solidariedade no paísLino Pires, de 81 anos, recebeu, das mãos da monarca inglesa, a medalha do império britânico pelos serviços prestados à comunidade. a condecoração, que aconteceu na última quinta-feira, 6 de junho, tornou este filantropo, que vive em Inglaterra há 60 anos, no primeiro português a receber tal distinção.

Num país com dezenas de milhões de pessoas, é muito difícil ser nomeado para esta condecoração, atribuída todos os anos a pessoas que ajudam a sua comunidade e as suas instituições, disse, em declarações ao jornal Mundo Português. Lino Pires é conhecido pela realização de muitas ações de solidariedade na sua comunidade, Priors Hardwick. a primeira ação solidária aconteceu quando comprou um estabelecimento comercial. abri o restaurante num domingo à noite e toda a receita foi para a igreja, afirmou. No total, reuniu 12 mil libras que serviram para a pintura do templo. O português contribuiu também para outras instituições como a NSPCC, que combate os maus tratos infantis, a Motor Neurone Disease association, que trabalha junto dos portadores de doenças nouro-motoras e a Cruz Vermelha Britânica. Instituições que foram beneficiadas em cerca de 100 mil libras. a ação que captou maior atenção, e que terá estado na origem da distinção pela monarquia britânica, foi a doação de 260 mil libras ao Royal Marsden Hospital, em Surrey. Esta é uma medalha importante em Inglaterra. Recebi já mais de duas mil cartas e cartões de clientes e amigos a parabenizar-me e a dizer que merecia a atribuição, destacou.