O patriarca emérito de Lisboa, José Policarpo, irá despedir-se da diocese no final do mês de junho, durante uma celebração que vai decorrer no Mosteiro dos Jerónimos
O patriarca emérito de Lisboa, José Policarpo, irá despedir-se da diocese no final do mês de junho, durante uma celebração que vai decorrer no Mosteiro dos JerónimosJosé Policarpo, patriarca emérito de Lisboa, vai despedir-se da diocese no dia 29 de junho, às 10h30, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, numa celebração em que também serão ordenados novos sacerdotes e diáconos, informa a agência Ecclesia. O cardeal, de 77 anos, apresentou a sua renúncia ao cargo em 2011, por limite de idade. a resignação foi aceite por Bento XVI, e confirmada pelo Papa Francisco, que nomeou Manuel Clemente como novo patriarca.
a tomada de posse do até agora bispo do Porto está marcada para 6 de julho, às 11h00, na Sé Patriarcal de Lisboa, diante do Cabido da Sé [os cónegos que constituem o colégio de consultores do patriarca]. No dia seguinte irá decorrer a entrada solene de Manuel Clemente no Patriarcado de Lisboa, uma celebração marcada para as 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos.