Reservar locais para pernoitar, e pedir fármacos em farmácias são algumas das funções dos guias de peregrinos a pé. além destas tarefas, estes responsáveis organizam reuniões com os caminhantes, nas quais lhes dão dicas e conselhos
Reservar locais para pernoitar, e pedir fármacos em farmácias são algumas das funções dos guias de peregrinos a pé. além destas tarefas, estes responsáveis organizam reuniões com os caminhantes, nas quais lhes dão dicas e conselhos Em Fátima, a Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, acolhe o Encontro de guias de peregrinos a pé este domingo, 12 de maio. a reunião é de carácter formativo e junta guias de todo o país. Felicidade Rosa, de 58 anos, é uma das participantes. De Vila Real até à Cova da Iria guiou, ao longo de sete dias, um grupo de 16 pessoas que percorreram 190 quilómetros.com esta função há nove anos, Felicidade Rosa desdobra-se em conselhos aos peregrinos que caminham consigo.

Digo às pessoas que devem fazer caminhadas diárias entre janeiro e abril, e explico que o calçado deverá ser um número superior ao que calçam habitualmente, disse à Fátima Missionária, à margem do encontro, adiantando que todos os dias se levanta às 05h00 para caminhar.comigo não levo pessoas que só caminharam dois dias ou uma semana antes da nossa partida. Não aconselho isso, referiu.

apesar da prática em guiar grupos até Fátima, Felicidade Rosa não deixa nada ao acaso. Esta responsável começa a preparar a peregrinação em janeiro, o que envolve reservar pavilhões e outros espaços para que os peregrinos possam pernoitar, e solicitar vários fármacos a farmácias. À semelhança de Felicidade Rosa, também Daniel Ferreira, de 47 anos, guiou, durante seis dias, um grupo de dez pessoas de Celorico de Basto à Cova da Iria.

ao longo do percurso de 312 quilómetros, os peregrinos puderam usufruir de massagens e tiveram acesso a cuidados de saúde, disse o responsável. Não fizemos nada além de caminhar, sublinhou Daniel Ferreira, adiantando que existiram pessoas destinadas a preparar as refeições para os caminhantes. Depois de 220 quilómetros pelas estradas portuguesas, chegou também a Fátima um grupo de 24 peregrinos que partiu de Gondomar.

Durante cinco dias, estes fiéis foram guiados por várias pessoas: Edite Pais, 39 anos, Emília Santos, 63, Luísa Cerqueira, 47, Laura Fernandes, 69, e Fernando Soares, de 48. antes da partida rumo a Fátima, os guias realizaram reuniões onde alertaram para a importância da preparação física, e organizaram uma missa que deu início à jornada. Durante o percurso, estes guias cuidaram dos pés dos caminhantes e fizeram massagens.