Depois de ter sido implementado com sucesso em vários países, o Café Memória, um encontro para pessoas com problemas relacionados com a doença de alzheimer, vai ser lançado em Portugal. O projeto contará com o apoio de voluntários
Depois de ter sido implementado com sucesso em vários países, o Café Memória, um encontro para pessoas com problemas relacionados com a doença de alzheimer, vai ser lançado em Portugal. O projeto contará com o apoio de voluntários a associação alzheimer Portugal realiza no próximo sábado, 6 de abril, a primeira edição do Café Memória, um encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo. a iniciativa, já implementada em países como a França, Estados Unidos da américa e Inglaterra, vai estrear-se em Portugal no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, seguindo-se uma outra sessão no CascaisShopping, a 20 de abril.
Catarina alvarez, coordenadora do projeto, justifica a iniciativa, afirmando que esta temática deve ser mais debatida, apoiada e falada. a ideia é partilhar experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou de ação social, disse, citada pela agência Lusa. Segundo a responsável, além de partilhar experiências, os participantes têm a possibilidade de interagir e realizar atividades lúdicas e estimulantes, num ambiente que se pretende que seja reservado e protegido, em que se oferece suporte emocional e informação útil.
O Café Memória irá permitir melhorar a qualidade de vida das pessoas através da inclusão da sociedade neste problema, nomeadamente através do voluntariado, explicou Catarina alvarez. No Reino Unido, país onde o projeto teve início, o conceito tem vindo a ser desenvolvido de forma sistemática e, atualmente, conta com mais de 60 Memory Cafés. as sessões, de participação gratuita, acontecem entre as 09h00 e as 11h00, e vão decorrer no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, no primeiro sábado de cada mês, e no CascaiShopping no terceiro sábado de cada mês.