O projeto «passo-a-rezar» celebra três anos com nova imagem, vídeo, livro e voz. O impacto da iniciativa mede-se pelos cerca de dez mil downloads diários das orações
O projeto «passo-a-rezar» celebra três anos com nova imagem, vídeo, livro e voz. O impacto da iniciativa mede-se pelos cerca de dez mil downloads diários das orações

a página www.passo-a-rezar.net assinala domingo, 17 de fevereiro, o terceiro aniversário. Os três anos do projeto trazem novidades: nova imagem do site, novo spot promocional e o lançamento, em breve, de um livro que recolhe as introduções à oração do passo-a-rezar, da autoria de Elias Couto, membro da coordenação do projeto.

a data de aniversário do passo-a-rezar coincide com a entrada no tempo da Quaresma e, até domingo, a voz dos textos bíblicos é de Manuel Rebelo, cantor e maestro que participou recentemente no último trabalho de João Gil, a Missa Brevis, com o grupo Cantate, informa uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Todos os dias realizam-se cerca de dez mil downloads das orações, a página do Facebook tem mais de 15 mil seguidores, e mais de duas mil pessoas recebem a newsletter semanal. Estima-se que desde o início do projeto, em fevereiro de 2010, se tenham ultrapassado os cinco milhões de downloads. Nomes como Eunice Munoz, adriano Moreira, Mafalda arnauth, Ruy de Carvalho, Miguel Guilherme, Joana Carneiro, Ricardo Carriço, Pedro Granger, Susana arrais e Inês Herédia têm dado voz às meditações. alguns dos textos têm sido desenvolvidos por personalidades como o musicólogo Calos Pontes Leça, ou o mosaicista Marko Rupnik, sj, autor do mosaico na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima. O projeto, integrado no apostolado da Oração, obra da Companhia de Jesus, conta com a colaboração de 15 voluntários que escrevem as meditações, e de 30 leitores que gravam os textos em Lisboa e no Porto.