Cristãos, portugueses e estrangeiros, unem-se em oração no algarve. a celebração, será presidida pelo bispo diocesano, mas estarão presentes responsáveis católicos e greco-católicos, anglicanos, luteranos e ortodoxos
Cristãos, portugueses e estrangeiros, unem-se em oração no algarve. a celebração, será presidida pelo bispo diocesano, mas estarão presentes responsáveis católicos e greco-católicos, anglicanos, luteranos e ortodoxosOs fiéis portugueses e estrangeiros das igrejas cristãs existentes no algarve, como os católicos, anglicanos, luteranos ou ortodoxos, vão estar reunidos sexta-feira, 25 de janeiro, às 18h30, na Sé de Faro, para uma oração conjunta. a iniciativa realiza-se ao abrigo da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que pretende apelar à união os cristãos.
apesar de acontecer por todo o país e noutros países cristãos, Miguel Neto, sacerdote na diocese do algarve, considera que a cerimónia assume especial importância no sul de Portugal, devido ao crescimento das comunidades inglesa e dos país do Leste da Europa. a celebração será presidida por Manuel Neto Quintas, bispo do algarve, e contará com a presença de responsáveis católicos e greco-católicos, anglicanos, luteranos e ortodoxos.
Embora seja o bispo do algarve a presidir à celebração, todas as confissões cristãs presentes terão uma intervenção, referiu Miguel Neto, citado pela agência Lusa, adiantando que a cerimónia decorre todos os anos. No algarve existem celebrações regulares da Igreja Greco-católica (rito bizantino), destinadas à comunidade ucraniana, da Igreja anglicana (comunidade britânica), Luterana, Igreja Ortodoxa Romena e Igreja Ortodoxa Russa (comunidade moldava).