a história de uma adolescente que aprendeu xadrez com missionários e se tranformou num génio deste jogo de tabuleiro vai dar filme da Disney
a história de uma adolescente que aprendeu xadrez com missionários e se tranformou num génio deste jogo de tabuleiro vai dar filme da DisneyPhiona Mutesi, de 15 ou 16 anos (não se sabe ao certo a sua idade), cresceu em Katwe (Uganda), um dos bairros mais pobres do mundo. Não sabia ler nem escrever quando aos 9 anos de idade conheceu numa ação missionária Robert Katende, professor de xadrez, que ensinava crianças carenciadas a jogar, oferecendo também refeições. até encontrar Robert Katende a jovem, nunca tinha visto uma peça de xadrez, disse, em declarações à CNN.
O jogo cativou Phiona Mutesi que, todos os dias, percorria a pé cerca de seis quilómetros para se juntar à missão e desenvolver a sua aptidão com a ajuda do professor. Em pouco tempo, a jovem tornou-se uma hábil jogadora e começou a vencer outros alunos da missão e o próprio professor que, consciente do talento da aluna, a começou a levar a competições. Em 2010, a adolescente foi selecionada para representar o Uganda na 40a edição das Olimpíadas Femininas de Xadrez, na Rússia. Phiona tornou-se também a mais jovem vencedora do Campeonato de Xadrez de África.
a história de Phiona alcançou um protagonismo internacional quando, no ano passado, Tim Crothers, um jornalista norte-americano publicou um artigono site do canal desportivo ESPN, que se tornou viral. Entretanto,Crothers lançounos Estados Unidos um livro biográfico, The Queen of Katwe, sobre a vida de Phiona. a obra chamou a atenção da Disney que comprou os direitos do livro e vai transformar este testemunho de determinação e talento num filme.