Na noite desta segunda-feira, 24 de dezembro, Bento XVI preside à tradicional Missa do Galo na basílica de São Pedro e inaugura presépio na Praça do mesmo nome
Na noite desta segunda-feira, 24 de dezembro, Bento XVI preside à tradicional Missa do Galo na basílica de São Pedro e inaugura presépio na Praça do mesmo nome a celebração eucarística será transmitida pela Rádio Vaticano, com comentários em português, a partir das 21h50, horário de Roma (20h50 – horário de Portugal).
Nesta vigília de Natal o Papa fará também a inauguração do presépio na Praça São Pedro, acendendo a chama da Paz, posicionada na janela do seu escritório pessoal.
Este ano, o Presépio, montado aos pés do obelisco no centro da Praça, foi oferecido e montado pela região da Basilicata, do sul da Itália. É obra do artista Francesco artese, considerado um dos mais importantes representantes da escola presepista do país. a ambientação reproduz os famosos sassi’ de Matera, casas escavadas na rocha que formam a cidade velha e que são desde 1993 património da humanidade declarado pela UNESCO.
O ambiente humano é o da antiga civilização da Basilicata, baseada em profissões antigas transmitidas de pai para filho. as imagens de barro são vestidas com roupas costuradas à mão e inspiradas nos trajes dos camponeses daquele tempo.
a partir desta segunda, começa uma programação intensa para o Santo Padre. No dia de Natal, às 11h50 (10h50 – horário de Portugal), tem lugar a habitual Benção Urbi et Orbi, seguida das saudações do Pontífice em várias línguas da sacada principal da Basílica de São Pedro.