a frase é de Hugo Soares, eleito líder da Juventude Social Democrata, em congresso realizado em Fátima nos dias 14, 15 e 16 de Dezembro. O problema geracional não será a consequência da falta de uma Política familiar?
a frase é de Hugo Soares, eleito líder da Juventude Social Democrata, em congresso realizado em Fátima nos dias 14, 15 e 16 de Dezembro. O problema geracional não será a consequência da falta de uma Política familiar?

Para permitir a avaliação dos leitores, vamos descrever o perfil do atual presidente da JSD (Juventude Social Democrata), nascido em Braga há 29 anos, advogado e deputado pelo Partido Social Democrata. Filiou-se nesta estrutura partidária de juventude há onze anos, sendo mais um jotinha que atinge o patamar do poder. Politico da nova geração, não está em causa o seu valor enquanto tal.como parlamentar faz parte de comissões diversas como assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias; Defesa Nacional; Inquérito ao BPN e é coordenador do Grupo de Trabalho – acompanhamento da aplicação das Medidas Políticas e Legislativas de Combate à Corrução.

Com o enquadramento do perfil elaborado, vamos recordar algumas ideias deste jovem e bem sucedido político, pelo menos até ao momento. Quando em outubro passado assumiu a candidatura à presidência da JSD, fê-lo tendo como bandeira a revisão da Constituição, de molde a ser consagrado o princípio da solidariedade inter-geracional. Disse ainda que os portugueses estão sujeitos aos maiores sacrifícios das últimas décadas e os políticos são vistos por todos e, em especial pelos mais jovens, como uma espécie de classe “non grata”. Considero, por isso, que esta é a altura ideal para transformar mentalidades e acredito que isso é possível, acrescentando que é também preciso transformar a ideia de carreirismo e de “escola” de políticos associados às juventudes partidárias.

Hugo Soares, no discurso que dirigiu aos congressistas após a eleição, repetiu as principais linhas de ação, que passam pela revisão da Constituição: Cada geração precisa da sua Constituição e esta falhou porque não garantiu o Estado Social ou o desenvolvimento económico do país. abordou a refundação do Estado social, assim como o acesso à justiça, educação e saúde, alertando que as áreas do ensino e da saúde devem ser consideradas intocáveis. a Segurança Social foi outra das preocupações do presidente da JSD, que defende a discussão da sustentabilidade deste organismo. Sabemos que, se nada mudar, a minha geração não terá direito a qualquer reforma. Queremos repensar o sistema de remunerações da Segurança Social e impor tetos às pensões e à acumulação de pensões, exemplificou.

Outro tema abordado por Hugo Soares foi a natalidade, dizendo que não há futuro se não nascerem crianças, defendendo por isso políticas de redução ao máximo do IV a para bebés, assim como nas contas de água e luz, para as famílias com crianças pequenas. Por este pequeno excerto em relação à natalidade é possível avaliar o pensamento deste político, não muito diferente de outros, na retórica com que escamoteiam as verdadeiras raízes dos problemas, neste caso das famílias. a preocupação, sob a sua perspetiva, estará na demografia e não nas pessoas, porque medidas avulso pouco mudam, só traçando e executando políticas de fundo de apoio à família é possível atacar o problema geracional.

Este tipo de posicionamento político não pode transformar mentalidades, pelo contrário é revelador do vício que esta classe adquire e cultiva ao longo das suas carreiras. Também a ideia da escola associada às juventudes partidárias não é possível rebatê-la, pois Passos Coelho, antónio José Seguro e outros são o melhor exemplo disso. Hugo Soares segue as mesmas pisadas. assim como saudamos estes jovens valores da política, também não podemos pactuar que mantenham os vícios dos mais velhos, pois assim não há renovação de políticas e o Zé-povinho não pode continuar a calar indefinidamente. Não é por acaso que as pessoas não acreditam nos políticos, é porque as suas práticas não contemplam a verdade, a honestidade e o rigor que qualquer cidadão deve demonstrar.

Um Santo Natal para todos, que o doce Menino vos abençoe.