O risco crescente deste tipo de violência mereceu o alerta do responsável da ONU para a questão do genocídio, que apelou a todas as partes no conflito para que se abstenham de visar indivíduos ou grupos com base na identidade religiosa ou étnica
O risco crescente deste tipo de violência mereceu o alerta do responsável da ONU para a questão do genocídio, que apelou a todas as partes no conflito para que se abstenham de visar indivíduos ou grupos com base na identidade religiosa ou étnicaEstou profundamente preocupado por comunidades inteiras se arriscarem a pagar um preço pelos crimes cometidos pelo governo da Síria, sublinhou o assessor especial da ONU para a Prevenção do Genocídio, adama Dieng, num comunicado divulgado na noite de quinta-feira.

Como a situação na Síria se deteriora cada vez mais, existe um risco crescente de que as comunidades civis, incluindo as minorias alauítas e outros sejam associados ao Governo. as forças de segurança, milícias pró-governamentais e seus aliados podem estar sujeitos a ataques de represália em larga escala, acrescentou.

Pelo menos 20 mil pessoas, a maioria civis, foram mortas desde que a revolta contra o Presidente Bashar al-assad se iniciou em março de 2011. O conflito gerou mais de 500 mil refugiados, enquanto cerca de quatro milhões de pessoas dentro do país necessitam de assistência humanitária urgente.