a hierarquia da Igreja Católica deve repensar o trabalho com as pessoas de diferentes raças e nações, para reforçar a atitude solidária com as minorias étnicas, apela Jorge Ortiga, arcebispo de Braga
a hierarquia da Igreja Católica deve repensar o trabalho com as pessoas de diferentes raças e nações, para reforçar a atitude solidária com as minorias étnicas, apela Jorge Ortiga, arcebispo de BragaNa sessão de encerramento do cinquentenário da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, disse aos presentes que a Igreja Católica e as comunidades devem acolher as minorias étnicas e reconsiderar o trabalho com pessoas de raças diferentes e de países diferentes.
O prelado sublinhou que os cristãos têm uma responsabilidade particular no que concerne ao acolhimento dos jovens. as universidades são palcos inter-culturais e a Igreja deve testemunhar a sua catolicidade, conhecendo os que chegam e proporcionando, na liberdade de consciência, o ambiente familiar de que necessitam, disse na sua intervenção na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, na terça-feira, 18 de dezembro.
Podemos orgulhar-nos pelo que fizemos pelo povo português no estrangeiro, referiu o arcebispo no dia em que se recordou o cinquentenário desta ação pastoral. Esta celebração deve corresponder a uma maior responsabilização da Igreja Portuguesa numa atenção renovada e consistente a este mundo, mesmo que os outros não reconheçam o bem que desencadeamos, referiu. apesar da crise, nós defendemos que a vida é sempre bela, concluiu.