«Num mundo que precisa de paz devemos lutar para combater a pobreza», declarou o cardeal Sarah, presidente do Conselho Pontifício «Cor Unum»

«Num mundo que precisa de paz devemos lutar para combater a pobreza», declarou o cardeal Sarah, presidente do Conselho Pontifício «Cor Unum»

Why poverty? (Porquê a pobreza?) É o tema de uma grande campanha da União Europeia de Radio Televisão que foi lançada antes do Natal para sensibilizar a opinião pública internacional sobre a realidade da pobreza em que vivem mil milhões de pessoas em todo o mundo. O Conselho Pontifício Cor Unum, dicastério do Papa para a Caridade, distribui através das Cáritas de todo o mundo ajudas às populações mais pobres do planeta, que são atingidas pelas mais variadas calamidades.
Roberto Piermarini, da redação italiana da Rádio Vaticana, colocou precisamente esta questão Porquê a pobreza? ao cardeal Sarah. Na sua resposta, o cardeal afirmou que a luta contra a pobreza consiste em melhorar as condições de vida e de trabalho da população. E acrescentou: Os missionários lutaram sempre para dar dignidade ao ser humano, para dar comida e saúde, criando escolas e dispensários, ajudando os povos a produzir melhor.com as guerras, com um ambiente económico injusto que só dá vantagens aos ricos estamos a criar pobreza. E podemos criá-la negando ao ser humano a possibilidade de trabalhar e portanto, ganhar o mínimo indispensável, observou o cardeal.
O que é preciso é trabalhar para que não haja miséria, porque pobres sempre os tereis, como diz Jesus no Evangelho. E a pobreza pode ser também uma realidade positiva porque é um modo de viver na sobriedade, na simplicidade sem atulhar a nossa vida de coisas que não são úteis.
Na minha experiência vi em tantos países que os pobres têm mais alegria, mais confiança na vida, mais felicidade em relação àqueles que têm tudo, declarou o responsável pelo dicastério da Cáritas.