Os estudantes de aveiro estão a «dar a cara» pela Missão Jubilar nas suas escolas. as ações realizadas no âmbito das comemorações dos 75 anos da restauração da diocese, têm suscitado «curiosidade e admiração»
Os estudantes de aveiro estão a «dar a cara» pela Missão Jubilar nas suas escolas. as ações realizadas no âmbito das comemorações dos 75 anos da restauração da diocese, têm suscitado «curiosidade e admiração»Os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da diocese de aveiro estão empenhados em assinalar a Missão Jubilar, uma iniciativa que está a marcar os 75 anos da restauração da diocese. as ideias dos estudantes já os levaram a selecionar frases bíblicas para agrafar em pacotes de açúcar e a divulgar as mesmas mensagens através dos telemóveis e das redes sociais.

a Missão Jubilar, que iniciou a 21 de outubro, e que se prolonga até 11 de dezembro de 2013, tem como objetivo envolver todas as pessoas, cristãs ou não, explicou Elisa Urbano, diretora do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso nas Escolas, em declarações à agência Ecclesia. Em relação aos alunos que não estão inscritos nas aulas de EMRC, e aos professores de outras disciplinas, esta responsável refere que não têm sido criadas dificuldades nos estabelecimentos de ensino.

Nota-se por parte das pessoas que estão mais afastadas da Igreja alguma curiosidade e admiração por verem os cristãos a assumirem-se e a tomarem posições, explicou a docente, acrescentando que o novo rosto que a Igreja está a dar para quem, de certa maneira, também está à procura de Deus tem suscitado interrogações. No âmbito do programa, têm sido propostas aos fiéis diversas ações. O Dia do Grito é uma dessas iniciativas que irá decorrer no próximo dia 11 de janeiro.

Elisa Urbano prevê uma participação significativa dos alunos nesta atividade. Para preparar a ação, está reservado um espaço em cada um dos dez arciprestados da diocese, onde se executa uma coreografia criada por uma professora de EMRC, em conjunto com alguns dos seus alunos. a diocese de aveiro foi criada pelo Papa Clemente XIV em 1774 e extinta por Leão XIII através de documento assinado em 1881 e executado um ano depois, tendo sido restaurada por Pio XI mediante bula datada de 24 de agosto de 1938.