Bispo de Beja lamenta que continuem a verificar-se atropelos aos direitos fundamentais das pessoas e exorta os católicos a levantarem a sua voz para exigirem um desenvolvimento mais justo
Bispo de Beja lamenta que continuem a verificar-se atropelos aos direitos fundamentais das pessoas e exorta os católicos a levantarem a sua voz para exigirem um desenvolvimento mais justoantónio Vitalino, bispo de Beja, sublinha na sua nota pastoral, ontem publicada, que a Igreja tem de continuar a levantar a voz, dando voz a quem não a tem ou não é ouvido e por isso é atropelado na sua dignidade. No documento, intitulado Mudar de Rumo, o prelado refere que continuam e existir muitos atropelos aos direitos fundamentais da pessoa humana, mesmo na Europa considerada uma das partes do mundo mais desenvolvida. E defende que só através de um desenvolvimento justo será possível alcançar a paz.

O prelado, que na sua nota recorda a proclamação dos Direitos Humanos, a 10 de dezembro de 1948, a entrega do prémio nobel da paz à União Europeia, e a distinção da Cáritas Portuguesa com o prémio dos direitos humanos, refere que ainda há um longo caminho a percorrer. Os erros do passado, refere antónio Vitalino, deverão servir de aprendizagem para se preparar um futuro melhor, para ignorar alguns caminhos e descobrir outros mais justos com lugar para todos, sem marginalizar ninguém.