as renúncias dos católicos algarvios na próxima Quaresma vão destinar-se às vítimas da crise. a renúncia quaresmal é uma prática habitual na Igreja Católica durante o período que serve de preparação para a Páscoa
as renúncias dos católicos algarvios na próxima Quaresma vão destinar-se às vítimas da crise. a renúncia quaresmal é uma prática habitual na Igreja Católica durante o período que serve de preparação para a PáscoaÀ semelhança do que aconteceu em 2012 e 2011, a Igreja algarvia decidiu que a próxima renúncia quaresmal reverterá por inteiro para o seu Fundo Social, um serviço de ação social da Igreja diocesana do algarve que visa apoiar as vítimas da crise, dando prioridade às situações de carência mais grave, concretamente junto da população desempregada.

a decisão foi tomada pelos membros do Conselho Presbiteral da diocese do algarve, que se reuniu na última semana, no Seminário de Faro. Segundo a Folha do Domingo, para além da situação do Fundo Diocesano Social, que se encontra praticamente descapitalizado, os participantes analisaram a realidade social da diocese do algarve, e deram um parecer favorável ao pedido de criação da paróquia de altura, comunidade que faz parte da paróquia de Castro Marim.

O Fundo Diocesano Social, que é composto por valores provenientes das renúncias quaresmais dos católicos algarvios, da contribuição de um mês de ordenado dos sacerdotes do algarve e de donativos particulares, já apoiou, desde fevereiro de 2009, 169 casos num total de cerca de 91 mil euros. Só no ano passado, a renúncia quaresmal dos católicos algarvios rendeu 25. 726 euros.