«Exulto de alegria no Senhor e minha alma rejubila no meu Deus» foi assim que o coro do seminário maior do Porto deu o tom à solene celebração na Sé do Porto para a ordenação de 15 diáconos, neste sábado, 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição

«Exulto de alegria no Senhor e minha alma rejubila no meu Deus» foi assim que o coro do seminário maior do Porto deu o tom à solene celebração na Sé do Porto para a ordenação de 15 diáconos, neste sábado, 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição
Somos chamados a ser santos e irrepreensíveis na caridade diante de Deus disse na sua homilia o bispo Manuel Clemente, presidente da celebração. Partindo da santidade de Maria Imaculada passou à necessidade de uma santidade ao serviço da caridade.

Para além do serviço ao altar, o diácono é chamado a prestar atenção aos mais pobres e fragilizados da sociedade, disse Manuel Clemente, referindo-se concretamente ao último documento da Santa Sé precisamente sobre o serviço da caridade como uma dimensão constitutiva da missão da Igreja, segundo a prática evangélica do mandamento do amor.
Dado que os 14 candidatos a diáconos permanentes eram diocesanos do Porto, Manuel Clemente referiu-se ao valor e à conveniência deste ministério na diocese, onde há já um bom número de ordenados em exercício.
Entre os candidatos estava o missionário da Consolata tanzaniano Tesha antipas Edward. Estou muito contente – diz à Fátima Missionária o novo diácono Tesha -, porque foi sempre o meu sonho estar ao serviço da Igreja, e esta é uma etapa desse sonho. Tesha fala da sua longa caminhada desde 2002 para cá com a ajuda de diversos formadores. Tanzânia, Moçambique, Itália e agora Portugal foram marcos desta caminhada para aprender o valor da missão. Para além do serviço litúrgico inerente à ordem do diaconado, Tesha diz-se disponível para continuar a desenvolver o serviço da caridade nas visitas aos doentes e no apoio aos sem-abrigo, acompanhando a equipa ligada aos solidários missionários da Consolata, agora fortalecido com o dom deste ministério. as palavras do ritual da ordenação para a entrega do evangeliário, base da pregação, ficaram impressas na sua memória: Crê no que lês, ensina o que crês, vive o que ensinas. Não é só um programa de vida, mas é um programa para toda a vida, acrescenta o jovem diácono.
a caminhada para o sacerdócio continua e se tudo correr bem, havendo ordenações na minha diocese na segunda semana do mês de Julho essa poderá ser uma data a fixar para a ordenação sacerdotal. Mas há ainda muito caminho a fazer, afirma Tesha, dentro do espírito a que aludiu o bispo Manuel Clemente na celebração.