a escassez de clero na diocese de Lisboa, e o excesso de trabalho dos sacerdotes, que lhes tira tempo para a «vida espiritual», são dois assuntos que deixam o cardeal-patriarca apreensivo
a escassez de clero na diocese de Lisboa, e o excesso de trabalho dos sacerdotes, que lhes tira tempo para a «vida espiritual», são dois assuntos que deixam o cardeal-patriarca apreensivo José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, está preocupado com a falta de padres e religiosos na diocese. O assunto foi um dos temas debatidos na assembleia de representantes de sacerdotes da diocese, indica um comunicado do patriarcado. Tendo em conta que, também na vida religiosa se verifica a falta de vocações e a diocese de Lisboa é apoiada por muitas congregações religiosas, foi deixado o alerta para o facto de que essa falta de vocações na vida religiosa pode pôr em causa a continuação da ajuda à pastoral da diocese, refere o documento.

O prelado, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, teme também que o excesso de trabalho dos sacerdotes possa prejudicar a espiritualidade. O demasiado ativismo dos padres pode levar a uma sobrecarga de trabalho que lhes tira tempo para a sua vida espiritual, sublinhou. Durante o Conselho Presbiteral, que decorreu terça e quarta-feira no Seminário dos Olivais, Lisboa, José Policarpo manifestou preocupação pela pastoral vocacional, tendo alertado os participantes para a importância de não desistir e de ter este setor no coração, prestando atenção aos sinais que se manifestam nos jovens.