a imigração ilegal está a aumentar na Somalilândia. O fenómeno verifica-se entre os mais jovens, e está associado ao elevado í­ndice de desemprego
a imigração ilegal está a aumentar na Somalilândia. O fenómeno verifica-se entre os mais jovens, e está associado ao elevado í­ndice de desempregoMuitos jovens da República da Somalilândia, uma região árabe da Somália, continuam a imigrar ilegalmente, principalmente devido à falta de trabalho, informa a agência Fides. Passam através da Etiópia, Sudão e Líbia, rumo à Europa. De acordo com o Ministério dos Jovens e das atividades Desportivas, não existem dados específicos, mas estima-se que desde outubro de 2012 até à data tenham imigrado entre 300 a 350 jovens, enquanto que no último trimestre de 2011 partiram 150.
O elevado índice de desemprego é uma das principais causas deste fenómeno, que comporta riscos de abuso, dívidas, deportações e detenções. Segundo a mesma fonte, os jovens com instrução superior têm muita tendência para deixar o país, que declarou unilateralmente a idependência, um processo não reconhecido pela Somália. Tal acontece porque nos primeiros anos de estudo estão entusiasmados com o futuro, mas quando chegam ao fim do percurso escolar, ao tomarem conhecimento dos seus colegas formados que estão desempregados, pensam em imigrar.