No ano da Fé o bispo de Setúbal convida os artistas a exprimirem a fé através de obras de arte. Os trabalhos, sujeitos a uma seleção, vão dar origem a uma exposição coletiva
No ano da Fé o bispo de Setúbal convida os artistas a exprimirem a fé através de obras de arte. Os trabalhos, sujeitos a uma seleção, vão dar origem a uma exposição coletivaGilberto dos Reis, bispo de Setúbal, está a convidar artistas para concorrerem à participação na exposição Visão do Infinito – Os artistas e a Fé, que decorre em almada de 19 de maio a 25 de julho de 2013. Os artistas, pela sua condição criadora, convidam o homem a caminhar para o transcendente, refere o prelado na missiva publicada no blogue Os artistas e a fé. Gilberto dos Reis explica que as obras devem centrar-se no mistério da fé de forma artística.
De acordo com o regulamento, qualquer artista, amador ou profissional, pode participar no concurso apenas com uma obra, que deve ser entregue até 24 de março do próximo ano. Os trabalhos podem ser apresentados nos mais variados meios, suportes, técnicas e dimensões (sendo que uma dimensão excessiva pode ser motivo de recusa), nomeadamente nas áreas da pintura, escultura, instalação, gravura, desenho, fotografia, multimédia, design, ilustração, ourivesaria, entre outras.
a seleção das obras apresentadas a concurso, para a integração na exposição, depende da conformidade com o tema da mostra, e da criatividade, originalidade, inovação, qualidade técnica e de conceito e exequibilidade de apresentação. O júri é presidido por Fernando antónio Baptista Pereira, conservador do Museu de Setúbal/Convento de Jesus e professor associado da Faculdade de Belas-artes da Universidade de Lisboa, e por Casimiro Simão Henriques, sacerdote e diretor da Comissão de arte Sacra da Diocese de Setúbal. a exposição, em local a anunciar, realiza-se no âmbito do ano da Fé, que termina a 24 de novembro de 2013.