Durante três dias vão ser exibidas, em Sintra, várias pelí­culas com o propósito de sensibilizar os espetadores para a promoção e defesa dos direitos humanos
Durante três dias vão ser exibidas, em Sintra, várias pelí­culas com o propósito de sensibilizar os espetadores para a promoção e defesa dos direitos humanos a 11a Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos, promovida pelo Grupo 19 (Sintra) da amnistia Internacional, decorre de 14 a 16 de dezembro. O evento tem por objetivo sensibilizar a comunidade para a necessidade da promoção e defesa dos direitos e liberdades dos cidadãos. Durante três dias serão exibidos documentários, alguns deles inéditos, sobre temas distintos, realizados em diversos países, com o intuito de fornecer uma perspetiva alargada sobre alguns dos desafios que se colocam aos direitos dos seres humanos na atualidade, informa a organização.

a iniciativa pretende ser um contributo para a construção de uma sociedade mais bem informada e formada, num ano que foi rico de conflitos mas também de sinais de mudança. Os responsáveis pelo evento falam de um contraste entre a coragem dos cidadãos que saíram à rua em muitos países do mundo para exigir uma sociedade mais respeitadora dos direitos humanos mas também do fracasso das lideranças, incapazes de responderem a esses apelos com ações concretas, como o caso da Síria.

a mostra, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo nas salas do Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra, contará com a presença de realizadores e especialistas que vão analisar, com a amnistia Internacional, alguns dos documentários logo após a sua projeção. Serão ainda desenvolvidas atividades complementares relacionadas com temas e campanhas em curso. O Grupo 19 está em Sintra desde 1989 e tem desenvolvido projetos no âmbito da promoção e defesa dos direitos humanos, tanto na região como fora dela.