Os Bancos alimentares estão a promover uma campanha de recolha de alimentos em estabelecimentos comerciais entre hoje e amanhã. a iniciativa é decisiva num «contexto de agravamento das condições económicas»
Os Bancos alimentares estão a promover uma campanha de recolha de alimentos em estabelecimentos comerciais entre hoje e amanhã. a iniciativa é decisiva num «contexto de agravamento das condições económicas»O Banco alimentar (Ba) Contra a Fome lança este fim de semana uma nova campanha de recolha de alimentos. Mais de 38. 500 voluntários vão estar sábado, 1 de dezembro, e domingo, dia 2, em 1668 estabelecimentos comerciais de 20 regiões do país, para mostrar que a solidariedade dos portugueses está alerta neste momento difícil que se atravessa.

Em comunicado, os responsáveis pela Federação Portuguesa dos Bancos alimentares Contra a Fome admitem que o contributo de todos é ainda mais decisivo neste contexto de agravamento das condições económicas e das dificuldades com que se confrontam muitas famílias portuguesas, acrescentando que esperam da sociedade civil portuguesa um sinal de solidariedade para minorar as carências alimentares de muitos. a nota divulgada pela instituição evidencia que os desempregados, crianças e idosos são os mais afetados pela crise económica, que atinge frequentemente famílias inteiras, muitas delas que estão a ser confrontadas pela primeira vez com esta situação. Num período que é de crise económica e financeira, os pedidos de ajuda que chegam aos Bancos alimentares Contra a Fome estão a aumentar exponencialmente, tornando ainda mais urgente a necessidade de alargar a sua capacidade de resposta às instituições sociais que apoiam. Os bens alimentares recolhidos serão distribuídos por 2. 373 Instituições de Solidariedade Social, previamente selecionadas e acompanhadas ao longo do ano, que contribuem para a alimentação de mais de 373. 500 pessoas.