Ilí­dio Leandro, bispo de Viseu, está em contacto com sacerdotes que deixaram de exercer o ministério para, em conjunto com outras pessoas com formação teológica, darem um novo alento à diocese
Ilí­dio Leandro, bispo de Viseu, está em contacto com sacerdotes que deixaram de exercer o ministério para, em conjunto com outras pessoas com formação teológica, darem um novo alento à dioceseIlídio Leandro, bispo de Viseu, reuniu-se com padres que deixaram de exercer o ministério do sacerdócio e está a preparar um encontro com todos os que têm formação teológica, como sacerdotes que pediram dispensa do ministério, professores de Educação Moral e Religiosa Católica, diáconos e antigos alunos de seminário que completaram o seu curso de Teologia mas se ausentaram da vida da diocese. O objetivo é aproveitar a sua experiência e as suas ideias para reforçar a componente formativa na diocese.
Nessa reunião, Ilídio Leandro vai questionar os presentes sobre o contributo que podem dar na área da formação. Numa entrevista publicada no semanário da agência Ecclesia, o prelado afirmou que a Igreja Católica está a perder influência em Portugal e que a sociedade portuguesa está a perder a crença na transcendência.
a falta de referências na sociedade atinge também a Igreja Católica, que se sente isolada e ausente dos contornos da missão e, ao mesmo tempo, vai perdendo espaço, referiu. Para o também vogal da Comissão Episcopal do Laicado e Família, a Igreja, realizada nas pessoas e na sociedade deste tempo, vai sendo truncada na sua orientação e vai-se interrogando até que ponto é capaz de, na contemporaneidade das dificuldades, projetar a missão que está no Evangelho.