Trabalho com pessoas desempregadas e em situação de pobreza extrema valeu à associação CaIS a distinção com o prémio «Civil Society Prize». O galardão, inédito para Portugal, destaca os projetos que exercem um impacto positivo sobre as vidas dos cidadãos
Trabalho com pessoas desempregadas e em situação de pobreza extrema valeu à associação CaIS a distinção com o prémio «Civil Society Prize». O galardão, inédito para Portugal, destaca os projetos que exercem um impacto positivo sobre as vidas dos cidadãos a associação CaIS foi distinguida pelo Comité Económico e Social Europeu (CESE) com o Civil Society Prize, um prémio que Portugal recebe pela primeira vez. Entre outras organizações dos 27 estados membros da União Europeia, a associação portuguesa sem fins lucrativos conquistou o segundo lugar pelos seus projetos de empregabilidade social, dirigidos a pessoas desempregadas e em situação de pobreza extrema.

Para Henrique Pinto, diretor executivo da CaIS, o galardão dá alento para a continuação do trabalho que a associação tem vindo a desenvolver. É o reconhecimento de um trabalho de 18 anos que nos é dado pelo Comité Económico e Social Europeu e um encorajamento muito grande, referiu o responsável, em declarações à agência Lusa. No nosso trabalho procuramos ir além da esmola. acreditamos que as situações de pobreza, de sem-abrigo e de empobrecimento se resolvem com o trabalho, explicou o diretor da CaIS.

Segundo Henrique Pinto, a associação tem uma capacidade oficial para acompanhar 50 pessoas, um número que tem vindo a ser largamente ultrapassado. Hoje em dia, a associação segue mais de 300 utentes nos centros de Lisboa e do Porto, a grande maioria homens e em idade ativa.

O prémio do CESE tem como propósito dar destaque a projetos a nível da sociedade civil que exerçam um impacto positivo sobre as vidas dos cidadãos europeus, a identidade europeia e a noção de cidadania. até ao momento, nenhuma outra associação portuguesa tinha alcançado uma distinção semelhante.