O Santuário de Fátima apresentou esta tarde o terceiro ano pastoral de preparação para o centenário das aparições.com o tema «Não tenhais medo», a atitude crente proposta aos peregrinos é a «Confiança»
O Santuário de Fátima apresentou esta tarde o terceiro ano pastoral de preparação para o centenário das aparições.com o tema «Não tenhais medo», a atitude crente proposta aos peregrinos é a «Confiança»Tendo como pano de fundo a segunda aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, o tema do novo ano pastoral no Santuário de Fátima é Não tenhais medo. Na sessão de apresentação do terceiro ano de celebração do centenário das aparições, que decorreu esta tarde, 24 de novembro, José Eduardo Borges de Pinho, professor da Universidade Católica, pediu aos presentes que olhassem para os acontecimentos da atualidade com uma esperança realista. Nos tempos que vivemos, dar razões da esperança cristã pede, de modo particular, uma atitude pessoal e uma capacidade de ajudar os outros no sentido de um olhar diferente sobre a realidade, um olhar sem otimismos fáceis, mas também sem pessimismos destruidores, antes atravessado por uma esperança realista, ativa, interpeladora, referiu.
a atitude crente proposta aos peregrinos para oano pastoral de 2012-2013é a Confiança. Perante a vasta audiência que se encontrava no Centro Pastoral de Paulo VI, Juan ambrosio, docente de teologia, sublinhou que a atitude de confiança exige muito mais do que a passividade, e disseque os cristãos não podem assumir tal postura. a cada um de nós crentes é pedido que vivamos de acordo com aquilo e aquele em quem acreditamos. Não podemos, pois, ficar parados e passivos, esperando que a promessa feita a cada um de nós e à humanidade por inteiro se venha a concretizar um dia. Temos de agir de modo a que esse futuro prometido possa, já hoje, no presente, ser começado a viver, disse.
antónio Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, e Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima,também intervieram na abertura solene do novo ano pastoral, sessão que contemplou vários momentos musicais.com o início do terceiro ano pastoral,plano que visa assinalar o centenário das aparições, até 2017,Carlos Cabecinhas frisou que o programa do centenário não afasta os fiéis da celebração do ano da Fé, antes vai potenciar a vivência de fé dos cristãos.
O Santuário apresentou também a exposição Ser, o segredo do Coração, hoje inaugurada, que vai estar aberta ao público até outubro de 2013, todos os dias, das 09h00 às 19h00, no Convívio de Santo agostinho, na Basílica da Santíssima Trindade. a primeira conferência sobre o tema do novo ano pastoral realiza-se amanhã, 25 de novembro, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com início às 16h00. a cargo de armindo Vaz, da Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa, a conferência versará sobre o tema a minha alma magnifica o Senhor: promessa e louvor nas vozes femininas da Bíblia.