Uma grande quantidade de peixes mortos tem dado à costa na Guiné-Bissau e no Senegal. Os pescadores acreditam que a mortandade se deve a perfurações subaquáticas, para exploração de petróleo
Uma grande quantidade de peixes mortos tem dado à costa na Guiné-Bissau e no Senegal. Os pescadores acreditam que a mortandade se deve a perfurações subaquáticas, para exploração de petróleoGrandes quantidades de peixes mortos estão a dar à costa na cidade de Cacheu, uma região no norte da Guiné-Bissau, que faz fronteira com o Senegal, informa a Rádio Sol Mansi, uma emissora local. Uma parte desses animais chegou às bancas dos mercados, situação que levou agostinho da Costa, Secretário de Estado para o Meio ambiente e Turismo a alertar as pessoas e os comerciantes para a necessidade de prestarem a máxima atenção.

O fenómeno afetou também as águas do país africano vizinho, o Senegal. Nesse país, algumas organizações não governamentais como a Greenpeace têm documentado desde o passado mês de setembro, a morte de tartarugas marinhas, de baleias e de enormes quantidades de outros peixes. Fontes locais contactadas pela agência Misna e pela imprensa do Senegal acreditam que a morte dos peixes se deve às atividades de perfuração subaquáticas, que começaram há alguns meses na zona limítrofe entre a Guiné-Bissau e o Senegal, efetuadas para verificar a consistência de alguns depósitos de petróleo.