associação sem fins lucrativos procura 200 jovens universitários ou recém-licenciados interessados em fazer uma experiência de voluntariado em Portugal, África ou Brasil
associação sem fins lucrativos procura 200 jovens universitários ou recém-licenciados interessados em fazer uma experiência de voluntariado em Portugal, África ou Brasilaté quinta-feira, 22 de novembro, estão a decorrer no Instituto Superior Técnico, no campus do Taguspark, sessões de apresentação da associação juvenil GaSTagus, para recrutamento de 200 jovens que desejem fazer voluntariado em Portugal, África ou Brasil. as sessões têm início às 21h00 e estão abertas a todas as pessoas entre os 18 e 35 anos que tenham curiosidade sobre a temática do voluntariado ou vontade de mudar o mundo, explicam os responsáveis pela associação.

antes de partirem para o terreno, os voluntários recebem uma formação intensiva onde são trabalhados temas como a cooperação para o desenvolvimento, o diálogo intercultural, a exclusão social e o consumo responsável. Segundo a associação juvenil, de 2009 a 2012 foram enviados 138 voluntários em missão internacional para cinco países, que foram recebidos por 16 parceiros internacionais como associações locais e paróquias.

a funcionar desde 2008, a GaSTagus pretende sensibilizar os estudantes do ensino superior e recém-licenciados para as desigualdades da sociedade e do mundo, através da promoção e realização de atividades de voluntariado em Portugal, angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.