Institutos religiosos discutem em assembleia geral os desafios que a nova evangelização coloca e refletem sobre a presença da vida consagrada na atualidade. O encontro está a decorrer em Fátima
Institutos religiosos discutem em assembleia geral os desafios que a nova evangelização coloca e refletem sobre a presença da vida consagrada na atualidade. O encontro está a decorrer em Fátima a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) debate em Fátima os desafios relacionados com a nova evangelização e a presença da vida consagrada numa época em que a vida cristã tem de ser renovada, referiu Lucília Gaspar, presidente da CIRP, e superiora geral das Servas de Nossa Senhora de Fátima, em declarações à Fátima Missionária.

Neste organismo sem fins lucrativos estão inscritos mais de 130 institutos religiosos portugueses, estruturas que, na opinião de Lucília Gaspar, dão muitas respostas sociais na área da educação e da saúde, e que também prestam apoio às sessões de catequese nas várias paróquias do país.

aproximar a mensagem da Igreja do público jovem obriga a apostar na internet, acredita a religiosa, de 50 anos, natural de Tomar. Nós nunca mais saímos da globalização. É impensável. Portanto, a nossa forma de ser e estar em Igreja tem que pôr o Nosso Senhor a passar por essas formas de comunicação e de relação entre as pessoas, defende a presidente da CIRP.

a 15. a assembleia Geral da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, que iniciou segunda-feira, 19 de novembro, termina amanhã, dia 21. Manuel Clemente, bispo do Porto, fez esta manhã uma exposição subordinada ao tema Consagrados com Cristo, peregrinos na fé, apóstolos na evangelização do mundo. alfredo Teixeira, sociólogo, apresenta esta tarde o inquérito Identidades religiosas em Portugal: representações, valores e práticas.

as assembleias Gerais reúnem todos os anos em maio e novembro e são um fórum para partilhar, formar, avaliar e programar a vida da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal. Criada em 2005, a CIRP resulta da fusão da Conferência Nacional dos Superiores maiores dos Institutos Religiosos e da Federação Nacional das Superioras maiores dos Institutos Religiosos.