Chefe nacional do escutismo católico manifesta alegria pela Nota Pastoral publicada pelos bispos portugueses, um documento que enaltece a importância do maior movimento juvenil em Portugal
Chefe nacional do escutismo católico manifesta alegria pela Nota Pastoral publicada pelos bispos portugueses, um documento que enaltece a importância do maior movimento juvenil em PortugalO Corpo Nacional de Escutas (CNE) agradeceu aos bispos portugueses a atenção dada ao movimento através da Nota Pastoral Caminho de Esperança. Foi com alegria e sentido de responsabilidade crescente que recebemos esta manifestação de grande apreço que a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) nutre pelo CNE tornada pública com esta Nota Pastoral, refere Carlos alberto Pereira, chefe nacional do CNE, em comunicado.

Para o dirigente, o documento vem valorizar a pedagogia da ação e da participação características do movimento e valorizar o seu contributo na construção de uma nova humanidade animada pela entrega plena ao serviço do bem. No texto, aprovado na última assembleia Plenária da CEP, os bispos pedem que os escuteiros sejam um sinal de esperança para a sociedade no atual contexto de crise económica e financeira, adaptando as suas respostas às necessidades reais e prementes.

O escutismo veio dar resposta a algumas visões mais céticas sobre a juventude dos novos tempos’, reafirmando que vale a pena acreditar numa nova humanidade, vale a pena acreditar em cada jovem, vale a pena ter esperança, refere a nota, elaborada a propósito dos90 anos do CNE, que se assinalam a 27 de maio do próximo ano.

Os bispos sublinham ainda a importância do CNE na construção de uma sociedade animada pela esperança que brota da fé, realçando que a missão do movimento passa pela capacidade de cativar os que ainda não estão inteiramente em sintonia de valores ou ideais. Exortando o escutismo católico português, os prelados destacam a missão que lhe é confiada: contribuir para que as crianças e jovens descubram Cristo como o sentido último das suas vidas.