Diocese alentejana abriu um seminário «Redemptoris Mater», do Caminho Neo-Catecumenal, que vai formar seminaristas para cooperarem na evangelização de locais onde há escassez de clero
Diocese alentejana abriu um seminário «Redemptoris Mater», do Caminho Neo-Catecumenal, que vai formar seminaristas para cooperarem na evangelização de locais onde há escassez de cleroJosé Alves, arcebispo de Évora, erigiu o Seminário Diocesano Missionário Redemptoris Mater’ – Nossa Senhora de Fátima, um espaço formativo do Caminho Neo-Catecumenal, uma realidade eclesial da nova evangelização presente nas paróquias com o objetivo de recuperar a fé das pessoas. Especialmente concebido para a formação de presbíteros, o novo seminário tem como reitor José Gomes Sousa, sacerdote do Caminho Neo-Catecumenal, natural do Brasil, há 12 anos em missão em Portugal.

O novo seminário tem atualmente quatro alunos: um português, outro espanhol e dois seminaristas italianos. Em janeiro vão juntar-se ao grupo mais dois jovens brasileiros. Este ano será sobretudo de adaptação e de formação deste pequeno núcleo. À medida que esta adaptação acontece, como é normal, poderão dar mais de si à vida pastoral da diocese, explica o reitor citado pelo semanário ‘ a Defesa’. através de um decreto assinado a 13 de outubro, José Alves,arcebispo de Évora, erigiu o novo seminário, de personalidade jurídica própria.

Querendo intensificar o processo da nova evangelização na arquidiocese e pensando na possibilidade de ajudar outras igrejas particulares, decidi iniciar a formação dos candidatos ao ministério presbiteral, segundo o modelo do Caminho Neo-Catecumenal, reconhecido por João Paulo II como itinerário de formação válido para a sociedade e para os tempos de hoje’ e cujo Estatuto foi aprovado definitivamente pela Sé apostólica, explica o prelado no decreto onde reconhece que a experiência dos seminários Redemptoris Mater’ tem sido bem-sucedida e que o seu número atinge perto de uma centena. Em todo o mundo o Caminho Neo-Catecumenal conta com 95 seminários, distribuídos por todos os continentes, que já formaram mais de 2000 sacerdotes.