Os centros missionários devem estar presentes em todas as dioceses do país e os grupos missionários paroquiais têm de ser criados e postos a funcionar, concluiram os participantes do Conselho Nacional Missionário, que decorreu em Fátima
Os centros missionários devem estar presentes em todas as dioceses do país e os grupos missionários paroquiais têm de ser criados e postos a funcionar, concluiram os participantes do Conselho Nacional Missionário, que decorreu em Fátima a dinamização das várias igrejas portuguesas esteve em análise durante o Conselho Nacional Missionário, que decorreu em Fátima, esta segunda-feira, 12 de novembro. Em declarações à Fátima Missionária,antónio Couto,presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização referiu que durante a reunião ficou claramente vincado que os centros missionários diocesanos deverão ser implementados em todas as dioceses. algumas já têm, mas não todas, e também queremos que os grupos missionários paroquiais sejam criados e postos a funcionar,disse o bispo de Lamego. Na opinião do prelado, estas duas dinâmicas dão a possibilidade de ter sempre no terreno vários colaboradores com os quais será possível dialogar e abrir caminhos permitindo, ao mesmo tempo, que os institutos missionários e a Igreja missionária possa estar mais criativa e funcional. Obispo acredita que dioceses e igrejas têm mais para dar. Há dioceses que já estão um bocadinho estimuladas, mas acho que podemos estimular mais, sobretudo ao nível laical, mas também ao nível dos bispos e dos presbíteros, referiu. Para antónio Couto, a Igreja tem ainda um caminho a percorrer. Podemos torná-la muito mais ativa, dinâmica e sensibilizada, defendeu.

Segundo o bispo de Lamego, no encontro com os representantes de institutos missionários, as Jornadas Missionárias’ foram vistas como uma iniciativa que poderia decorrer em várias dioceses portuguesas com um objetivo muito concreto. Se calhar era útil continuar a fazer aqui [Fátima] a nível central, disse antónio Couto, admitindo existir a possibilidade de multiplicar a iniciativa por algumas dioceses para as avivar e transformar em dioceses missionárias.