« a Semana dos Seminários, de 11 a 18 de novembro, oferece aos fiéis uma oportunidade de aprofundamento sobre o mistério do padre e sobre o ministério que ele realiza na Igreja», refere o bispo Virgílio antunes
« a Semana dos Seminários, de 11 a 18 de novembro, oferece aos fiéis uma oportunidade de aprofundamento sobre o mistério do padre e sobre o ministério que ele realiza na Igreja», refere o bispo Virgílio antunesO presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios publicou uma mensagem sobre o mistério e o ministério do padre na Igreja. Diz ele que o padre é um homem de fé e um irmão na fé. No meio de todas as suas atividades – afirma o bispo – a fé, assumida e testemunhada, há de sobressair como o fogo que alimenta toda a sua vida.
Neste contexto, põe em relevo a relação do padre com as comunidades que ele orienta, afirmando que as comunidades cristãs têm cada vez mais apreço pelo sacerdote, sobretudo quando há uma relação de amizade, proximidade e disponibilidade. Mas, acima de tudo, marca-as a profundidade da sua fé, tanto expressa nas suas palavras como na sua vida.
Também as vocações estão ligadas ao testemunho dos sacerdotes: as vocações sacerdotais dependem de muitos fatores, mas o testemunho de fé dos sacerdotes é, sem dúvida, um dos mais relevantes. Por isso, Virgílio antunes manifesta a esperança de que os jovens se deixem tocar, como sempre aconteceu, pelo testemunho da fé de toda a Igreja, espelhada de um modo muito visível no testemunho de fé dos sacerdotes.
Porque a crise das vocações sacerdotais a que se assiste na Igreja é, sem dúvida, uma das consequências da erosão da fé cristã, o responsável pelas vocações e seminários convida as comunidades cristãs a intensificar a oração pelas vocações sacerdotais, não somente na Semana dos Seminários, mas regular e longamente, numa corrente contínua que envolva todas as faixas etárias e todos os membros ativos da Igreja.
E os jovens que sentem o apelo no sentido do sacerdócio são encorajados a avançar sem medo, confiados no amor que o Senhor lhes tem e abertos à urgência de pastores, que sejam irmãos na fé e servidores da fé dos irmãos.