«Mais de quinhentos estudantes estrangeiros frequentam a faculdade de letras de Lisboa. Os chineses são a maioria», disse Patrí­cia Raí­nho, uma das secretárias da faculdade
«Mais de quinhentos estudantes estrangeiros frequentam a faculdade de letras de Lisboa. Os chineses são a maioria», disse Patrí­cia Raí­nho, uma das secretárias da faculdadeNumerosas são as razões pelas quais os estrangeiros aprendem português. a minha família transferiu-se para Portugal. Estudo português para depois ficar a trabalhar em Portugal, afirmou Chen, um chinês. anastásia, uma jovem russa que se enamorou de um português, decidiu morar em Portugal. É o que a leva a estudar português.
Lea, dos Estados Unidos, também nos deu a razão pela qual estuda português: Faço parte de Fulbright, uma Comissão que tem por missão fomentar o entendimento mútuo entre Portugal e os Estados Unidos da américa. através da oferta de oportunidades de intercâmbio de professores, investigadores e estudantes, vim trabalhar para Portugal. Enquanto ensino Inglês, aproveito este tempo para aprender português.
a nossa curiosidade sobre tão elevado número de chineses levou-nos a dialogar com a estudante Imelda, uma senhora francesa, que nos deu a seguinte explicação: Os chineses estudam português não para ficar em Portugal; eles aprendem a língua portuguesa para depois irem para África. Estão a conquistar maiores espaços nos países africanos para os seus interesses.