Iniciativa de dimensão nacional vai reunir jovens autarcas no norte de Portugal, num evento que pretende promover o debate e a partilha de ideias
Iniciativa de dimensão nacional vai reunir jovens autarcas no norte de Portugal, num evento que pretende promover o debate e a partilha de ideiasJuventude, Europa e Poder Local. Este é o tema de um seminário promovido pela Federação Nacional das associações Juvenis (FNaJ), que vai decorrer em Braga, de 22 a 24 de novembro, inserido no programa da Capital Europeia da Juventude 2012. Desta iniciativa deverá emanar a elaboração de um documento, a Declaração de Braga sobre políticas autárquicas de Juventude.

a frágil condição dos jovens em Portugal e na Europa exige uma reflexão atenta e uma ação política que articule medidas locais, nacionais e transnacionais. O trabalho desenvolvido pelas associações juvenis é um dos exemplos da capacidade transformadora dos jovens e por isso urge reconhecer o seu mérito e promover o seu desenvolvimento, explicam os responsáveis da FNaJ.

a iniciativa, apoiada pelo programa europeu Juventude em ação, tem como premissa o diálogo estruturado, e pretende levar à participação de jovens dirigentes associativos dos vários municípios de portugueses, e de responsáveis pelas políticas de juventude das respetivas autarquias locais, tornando-se, desta forma, uma oportunidade única para a partilha de ideias e experiências entre líderes autárquicos e as associações juvenis. as inscrições para este seminário terminam sexta-feira, 9 de novembro.