«Não sei se é justo e adequado ao tempo presente, deixarmos os nossos bispos a falarem sozinhos sobre a crise», alerta Joaquim azevedo, professor catedrático e um dos coordenadores da Semana Social, que decorre a partir de 23 de novembro, no Porto
«Não sei se é justo e adequado ao tempo presente, deixarmos os nossos bispos a falarem sozinhos sobre a crise», alerta Joaquim azevedo, professor catedrático e um dos coordenadores da Semana Social, que decorre a partir de 23 de novembro, no PortoResponsáveis pela ação social da Igreja Católica em Portugal, como leigos, padres e bispos, vão estar reunidos de 23 a 25 de novembro, no Porto, para debaterem políticas que favoreçam a ajuda aos mais carenciados, numa época em que as pessoas vivem na crista da onda de mudanças sérias e profundas, refere em comunicado Joaquim azevedo, um dos coordenadores da Semana Social.

No mesmo documento, o professor catedrático afirma, em relação à atual conjuntura económica e financeira, que não basta repetir sempre a mesma conversa, que já sabe a pouco e, acrescenta: também não sei se é justo e adequado ao tempo presente, deixarmos os nossos bispos a falarem sozinhos sobre a crise que Portugal e a Europa vivem e sobre os modos de a ultrapassarmos. Para Joaquim azevedo, são os cristãos comprometidos na sociedade que têm de tomar a palavra, num tempo que não é nada propício a meias respostas.

Que rumos tem a sociedade portuguesa de seguir para crescer em solidariedade e em respeito pela dignidade da pessoa humana? até onde vai a nossa cegueira ideológica, que nos impede de ouvir os apelos dos outros, sobretudo dos que mais sofrem, e da realidade? Interroga o diretor do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, num texto onde identifica estas questões como atuais e que não são simples para ninguém.

De acordo com as palavras do professor catedrático, o próprio conceito de ser pessoa está em questão atualmente. as múltiplas fantasias em que vivemos mergulhados, que nos trouxeram até esta crise, não são nada alheias a este conceito do que é ser pessoa, explica. Este ano com o tema Estado Social e Sociedade Solidária, a Semana Social é uma iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa, que se realiza de três em três anos.