Campanha solidária para mobilizar a sociedade portuguesa na ajuda aos mais desfavorecidos é apoiada por diversas personalidades, como o professor Marcelo Rebelo de Sousa, o bispo antónio Couto e o humorista José Diogo Quintela
Campanha solidária para mobilizar a sociedade portuguesa na ajuda aos mais desfavorecidos é apoiada por diversas personalidades, como o professor Marcelo Rebelo de Sousa, o bispo antónio Couto e o humorista José Diogo Quintela a Fundação Fé e Cooperação (FEC) lançou no início desta semana a campanha Presentes Solidários 2012, em que qualquer pessoa pode escolher entre os artigos que constam do catálogo, selecionados de acordo com as necessidades no terreno e fazer uma encomenda em nome daquele a quem vai oferecer o presente, que receberá um postal ilustrado com a indicação da prenda oferecida.

De acordo com a organização não governamental de cooperação para o desenvolvimento, o catálogo de dádivas deste ano é composto por dez novos presentes, entre os quais uma Bicicleta para Moçambique e uma Maleta de Parteira para angola. a campanha, que vai estar em vigor até ao Dia de Reis, 6 de janeiro de 2013, é apoiada por várias figuras públicas, como Marcelo Rebelo de Sousa, professor, antónio Couto, bispo de Lamego, ou José Diogo Quintela, humorista.

Os Presentes Solidários procuram contribuir para o desenvolvimento sustentado dos países lusófonos, beneficiando as comunidades mais desfavorecidas de Portugal, Guiné-Bissau, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Brasil e Cabo Verde, indo ao encontro de áreas tão importantes como a educação, a saúde e as infraestruturas, salientam os responsáveis pela campanha.

Em colaboração com a Cáritas de angola, o Grupo Missão Mundo ou a associação Portuguesa de Solidariedade Mãos Unidas P. Damião, os presentes vão ser comprados em cada país, ajudando também a promover o comércio local. ana Patrícia Fonseca, coordenadora do Departamento de Educação para o Desenvolvimento da FEC, destaca a importância de sensibilizar e mobilizar a sociedade portuguesa para a justiça social e o desenvolvimento sustentável, de forma a garantir uma verdadeira opção pelos pobres.