Responsáveis pelas comunidades portuguesas pedem mais atenção para os emigrantes que estão espalhados pelo mundo. No encontro que decorreu em Fátima foi decidido lançar uma plataforma para a troca de experiências e de informações
Responsáveis pelas comunidades portuguesas pedem mais atenção para os emigrantes que estão espalhados pelo mundo. No encontro que decorreu em Fátima foi decidido lançar uma plataforma para a troca de experiências e de informaçõesOs promotores socioculturais que trabalham com as comunidades portuguesas no estrangeiro reclamam mais atenção para os emigrantes, quer da parte do governo, quer de toda a sociedade portuguesa. Não podemos mais admitir que se diga que a população portuguesa é de 10 milhões de portugueses, nós somos mais de 15 milhões espalhados por todo o mundo, disse Francisco Sales, diretor da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCMP), no encerramento de um encontro, realizado em Fátima.

Na iniciativa, promovida pela OCMP, pela Cáritas Portuguesa e pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, os participantes demonstraram a sua preocupação pelo envelhecimento das comunidades emigrantes, e pelo ensino do português que, segundo o documento que apresenta as conclusões do encontro, continua a ser uma inquietação. Em relação ao associativismo foram apontadas algumas dificuldades de adaptação e de transmissão de testemunho aos mais jovens, filhos de descendentes.
Neste sentido, foi proposta a criação de uma plataforma para troca de experiências e de informações, que, em conjunto com a Obra Católica Portuguesa das Migrações, irá ser responsável pela animação de um blogue e de um grupo fechado no Facebook. até ao final do ano passado estima-se que terão saído de Portugal cerca de 150 mil portugueses, revela o texto das conclusões, divulgado pela Cáritas Portuguesa. O número obriga a refletir sobre as necessidades que levam a esta decisão de abandono do país de origem sobretudo por parte das gerações mais novas e mais instruídas que se sentem empurradas para a emigração, pode ler-se na nota. Um novo encontro ficou agendado para o ano de 2014.