a Igreja assiste a uma crise de vocações sacerdotais que resulta de uma «erosão da fé cristã», refere o bispo de Coimbra, numa mensagem destinada a uma iniciativa da Igreja Católica portuguesa
a Igreja assiste a uma crise de vocações sacerdotais que resulta de uma «erosão da fé cristã», refere o bispo de Coimbra, numa mensagem destinada a uma iniciativa da Igreja Católica portuguesa a Igreja Católica em Portugal vai promover a Semana dos Seminários’, de 11 a 18 de novembro, uma iniciativa que pretende chamar mais jovens ao sacerdócio, no contexto do ano da Fé, convocado por Bento XVI. a crise das vocações sacerdotais a que se assiste na Igreja é, sem dúvida, uma das consequências da erosão da fé cristã, escreve Virgílio antunes, bispo de Coimbra e presidente da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios (CEVM). Para o prelado, as vocações sacerdotais dependem de muitos fatores, mas, refere, o testemunho de fé dos sacerdotes é, sem dúvida, um dos mais relevantes.

Na sua mensagem para a Semana dos Seminários 2012, Virgílio antunes fala do ano da Fé como uma oportunidade que dará à Igreja um novo vigor. Temos grande esperança de que este ano da Fé venha trazer um forte impulso de renovação à vida de toda a Igreja e, também, à vida sacerdotal, anuncia o bispo de Coimbra. Na mesma nota, o presidente da CEVM pede aos mais novos que não receiem em apostar numa vida de sacerdócio. aos jovens que sentem o apelo no sentido do sacerdócio, encorajamos a avançar sem medo, refere.

De acordo com o prelado, as comunidades cristãs têm cada vez mais apreço pelo sacerdote, sobretudo quando há uma relação de amizade, proximidade e disponibilidade. Referindo-se ao sacerdote como um homem de fé, Virgílio antunes explica que a fé deste há de sobressair como o fogo que alimenta toda a sua vida. Não esquecendo os alunos dos seminários, o presidente da CEVM dirige-lhes uma mensagem: aos seminaristas deixamos uma palavra de ânimo, para que ponham a vida nas mãos do Senhor, que olhou para eles com bondade e misericórdia.